Ir para DH Racing Team

Nesta secção iremos divulgando o nosso percurso ao longo da temporada, com resultados, fotos e pequenas crónicas de Rui Barros.

CAMPEONATO REGIONAL

Realizou-se nos dias 13 e 14 de Outubro o campeonato regional de Downhill da Associação de Ciclismo do Algarve, em Castro Marim. Como uma das principais equipas do Algarve, não podíamos deixar de estar presentes em força, pelo que inscrevemos 12 pilotos. A pista, demasiado curta, com alguns (poucos) pontos de interesse, mas até bem aproveitada dada a pouca altura do "monte", contou no entanto, com bastantes pilotos, cerca de 70, o que deu um colorido curioso a esta prova. Alguns dos melhores pilotos nacionais marcaram presença, como foi o caso do Dudu e do Fernando Aires. Mas, o homem do dia foi o JOÃO da BONECA, ao arrecadar o "título" de "campeão regional" na categoria de Veteranos A, com uma vantagem de 5 segundos para o segundo classificado. Era vê-lo a pedalar por ali abaixo, com a "faca nos dentes" a arrancar pedra e a destruir releves, espectacular:     BONECA: És o maior!!!

Quanto aos restantes, todos fizeram uma prova esforçada, em final de época, mas com a obtenção do 1º e 2º e 4º  lugares na categoria de promoção e três lugares no top 10. de enaltecer a boa prestação dos "mininos", que faziam a primeira prova a sério e se portaram à altura,…

 Bem, Pró ano há mais. Vamos dando notícias dos eventos a realizar em 2008 e da preparação da equipa. Fiquem bem e boas curvas…

ESTÁGIO NA LOUSÃ

Esta equipa não pára! Com vista a iniciar de imediato a preparação para a próxima época, o MCF DH RACING TEAM, deslocou-se de 5 a 7 de Outubro á Lousã. Tida como o paraíso do downhill em Portugal, esta serra representa uma mais valia na evolução de pilotos desta modalidade. Assim sendo, esta viagem representou uma grande oportunidade aos pilotos presentes, para melhorarem capacidades e desenvolverem espírito de equipa. Quatro deles era a primeira vez que ali iam e ficaram a conhecer a fundo a equipa e o seu espírito. Esses pilotos irão integrar a equipa no próximo ano, passando nós a ter pilotos, também nas classes mais jovens, de cadetes e juniores, planeando assim o futuro e continuidade da equipa.

Passando ao estágio, no primeiro dia efectuaram-se cerca de 50 km de descidas na Lousã, com vários singletracks rápidos, algumas zonas técnicas e duas descidas na pista dos Padilhas, considerada uma das melhores da Europa. No fim do dia, muito gelo nas mazelas, algum no copo e a sensação de dever cumprido…

No segundo dia, Gondramaz! A maior pista de DH da Europa (cerca de 8Km)! Que loucura! Era ver a cara do pessoal, a rir de contentamento com as peripécias duma pista tão longa. A suspensão do César é que não quis colaborar e tivemos de colocar a de reserva (parece uma equipa de prós! Lol). No fim do dia, mais 50 km de descidas e as dores começavam a apertar, mais gelo no copo, uma noite  de sono e prontos para mais.  Os "mininos", como só têm 15 aninhos, ainda foram á Padaria (beber uma cola!), mas estavam mais rotos que os velhotes…

No terceiro dia, mais descidas no Terreiro das Bruxas, a participação na "cambalhota trevim" (uma acção de protesto contra a não realização da célebre avalanche) e duas lesões mais ou menos graves, do Lúcio e do Karrusca (as melhoras…), fizeram a história do dia.

Enfim, os objectivos foram cumpridos… (principalmente para o Manel, que conseguiu não cair em todo o fim de semana!)

TAÇA DE PORTUGAL #6 – GUIMARÃES

Guimarães, mais própriamente a serra da penha, recebeu a ultima etapa da taça de Portugal de Downhill, nos dias 22 e 23 de Setembro. Para terminar uma época cheia de azares, lesões, avarias e afins, esta prova não podia representar a excepção, apesar de apenas termos apresentado apenas seis pilotos á partida. Logo no primeiro dia de treinos,  a tarde foi passada no hospital com o João "da Boneca", que resolveu dar uma aparatosa queda numa recta (ele diz que ia a voar!), tendo-se lesionado nas costelas e não alinhando no dia seguinte. O restante grupo teve dificuldades em adaptar-se á pista, apesar do que, conseguimos completar esta etapa com 4 atletas no top 40. O Benny, que não corria á seis meses, e de bike emprestada, teve a oportunidade de regressar á competição, iniciando aí a preparação para a próxima época.

Zé "Preat" Conceição, arrecada no final da época a melhor classificação  da equipa ao conseguir um óptimo quarto lugar no final da taça na classe de Veteranos, o que muito orgulha toda a equipa. Pró ano há mais e nós lá estaremos…

Resultados em www.ttcronometragens.com

Como não há fotos do local, aqui vai um tributo aos patrocinadores:

Campeonato do Mundo de Masters de Downhill

 Foi na passada semana que a equipa MCF DH RACING TEAM / MUNICIPIO DE S.BRÁS integrou a comitiva lusa que participou no campeonato do mundo de masters de downhill, em Praloup, França. Os três pilotos desta equipa tiveram sortes muito diferentes nesta participação, pois se por um lado, José Conceição trouxe o terceiro melhor resultado entre os Portugueses apesar de ter partido a corrente, já João Revés perdeu o travão traseiro na final o que não deixou margem para grande resultado e Rui Cruz teve uma queda na final, da qual resultou uma fractura da perna direita. Apesar dos azares todos os pilotos manifestaram vontade de voltar aos campeonatos do mundo no próximo ano. De referir ainda que a equipa lusa, acabou por apresentar bons resultados, apesar das condições bastante diferentes das do campeonato nacional. Desde já queria tambem deixar o nosso muito OBRIGADO ao MCF pela ajuda nesta viagem, sendo que, principalmente os ingleses que já conheciam o clube e a concentração, ficaram muito surpreendidos pela presença nesta vertente das duas rodas, o que atesta a nossa reputação além fronteiras....

fotos e crónicas em www.dhmasters.com ou em http://www.praloup.com/ete.php?&alias=uci-world-championships

Taça de Portugal - Chaves

Chaves!!! talvez a melhor pista da taça de Portugal de DH. prá equipa tudo começou mal, pois a viagem foi de 10 horas não perdoou no corpinho, sendo que, o cansaço era em barda!!! com uma pista molhada e enlameada lá começámos os treinos no sabado de manhã, onde percebemos de imediato que iria ser uma lotaria, pois ao minimo erro era queda certa. no sábado já tinhamos dois lesionados, o Boneca e o Ismael que nem conseguiram alinhar no domingo apesar dos esforços do departamento médico da equipa(LOL).

No domingo, e com uma pista completamente destruida, lá conseguimos fazer as duas mangas e apesar das quedas, lá conseguimos voltar ao podium com um quinto lugar em Vet A, e colocámos qutro pilotos no top 50, sendo de salientar o 20º lugar do JP nos elites, o que denota a evolução e trabalho da equipa durante esta época. a prova acabou por ser ganha pelo Emanuel Pombo, um "local" que já vinha buscando esta vitória em casa há muito tempo. a viagem de volta , foi o martírio habitual...

 

Open do Algarve de Downhill - Nave do Barão

No passado dia 10 de junho realizou-se a primeira prova do Open do Algarve de Downhill, na Nave do Barão. como equipa do Algarve não podíamos deixar de estar presentes e levámos oito pilotos (todos os que estavam dísponiveis).No entanto, temos de mostrar o nosso desagrado em relação a algumas situações da organização, nomeadamente a falta de ambulância durante os treinos, a pouca vigilância da pista, os tempos ainda tirados "á mão", etc..., situações que a nosso ver, devem ser revistas e melhoradas. Apesar dos pesares, era uma pista com um nível de dificuldade bastante grande, com muito público a assistir e a "puxar" pelos pilotos, com alguns pilotos novos, enfim... um ambiente geral a mostrar que vale a pena investir no downhill algarvio, com mais qualidade. nós vamos continuar a lutar...

em termos desportivos, 3º lugar em elites, 2º,3º e 4º lugares em Vet. A, 1º e 2º lugares em promoção. 2º lugar por equipas. (outros resultados ou fotos não posso apresentar, porque não tenho onde os consultar online, nada no site da ACA nem no da FPC!!!)

esperamos agora pela realização da 2ª etapa que não sabemos onde vai ser !...

Taça de Portugal de Downhill urbano

Apesar de não ser a nossa "especialidade", decidimos aproveitar a interrupção de dois meses na taça de portugal de downhill, para manter o ritmo competitivo e fomos fazer uma "perninha" na taça de portugal de downhill urbano. apenas alguns pilotos se deslocaram a estas três provas, pois o patrocínio não chega para tudo... assim foi:

  • PORTALEGRE:
  • Apesar de não ter ido a esta prova, sei que a viagem durante a madrugada não perdoou e a malta queixava-se do facto da pista ter muito pedal e estarem todos "rotos". ainda assim curtiram bastante e apesar dos resultados não terem sido os melhores, deu para rodar a um nível bastante competitivo.

    resultados e fotos em: www.ttcronometragens.com e www.bikeaventura.com

  • OURÈM:
  • Este circuito estava brutal, com muitas secções divertidas o que tornou esta prova muito competiva e com algumas surpresas em termos de classificação. conseguimos trazer para casa um 2º lugar em veteranos A, o que motivou o pessoal a continuar e a fazer mais umas provas nesta taça de DHU

    resultados e fotos em: www.ttcronometragens.com e www.bikeaventura.com

  • TOMAR:
  • Ainda a aproveitar o "defeso", fomos com quatro pilotos a tomar. viagem espectacular com boa camaradagem e toda a gente a divertir-se e a descontrair já a pensar no regional (que se realizava no dia seguinte). em termos de pista, apesar de ser curta tinha zonas muito boas, apesar de arriscadas, que o diga o nosso amigo Karrusca, que caiu de uma altura de 2,5m para a calçada, felizmente queda sem consequências e ele está bem (embora eu ache que ele estava a tentar atalhar, eh, eh, eh).os resultados foram bastante interessantes com um 3º,4º e 10º lugares em vet A e 26ª em elites.

    Após a ida ao podium, era tempo de rumar ao Algarve. ainda parámos pra uma sopa de pedra, pois precisávamos de força pró dia seguinte e só chegamos cá abaixo ás três da matina. ufa! estávamos esgotados.

    Resultados e fotos em: www.cronobandeira.com e www.bikeaventura.com e www.freeride.com.pt

    A próxima prova é em Vila Real e seguramente não estaremos presentes, no entanto ficou a vontade de irmos a outras... veremos... vamos dando noticias

Taça de Portugal - Fafe

Em abril rumámos a fafe, e podemos dizer que voltou o verdadeiro DH. numa pista extremamente técnica, dificíl e perigosa o fim de semana começou bastante mal para a equipa: o Zé, o JP e o Cesar caíram logo nas primeiras descidas e ficaram bastante doridos todo o fim de semana, nada que gelo não melhorasse, mas foi bastante limitativo para as mangas que se seguiam. eu e o benny partimos os quadros, sendo que, o mondraker ficou irrecuperável, enfim, só o bruno estava nas nuvens com a bike nova , que se portou á altura. o sábado foi bastante negativo e a moral estava em baixo... foi comer e dormir que domingo era outro dia.

No domingo as coisas não correram melhor, com mais algumas quedas nas mangas e com o benny a partir tambem a bike emprestada ( Obrigado grande Tita e ... desculpa). apesar de tudo isto, colocámos 3 pilotos top 50 de Elites e 2 no top 10 de Vet. A.

Numa prova onde muitos foram parar ao hospital, resta-nos desejar as melhoras a todos, em particular ao Mindrico, que tanta falta faz ao "circo".

Como os azares nunca mais acabavam, cerca da meia noite iamos voltando a "marmita" após o rebentamento de um pneu do reboque, e após um slide monumental em plena auto estrada, valeu a frieza do JP pra controlar a coisa, embora o reboque tenha ficado algo danificado, mas recuperável.

Após um fim de semana destes, que mais pareceu uma novela mexicana, valeu pelo facto de voltarmos todos inteiros a casa....

 

Seguem umas fotos e as classificações estão no sítio do costume (não! não é no pingo doce, é mesmo no ttcronometragens)

Taça de Portugal - Trofa

 Em março lá fomos até á trofa para a 2ª etapa da taça de portugal de DH. apesar do cansaço de tantas de seguida ( 4 provas num mês, com um acumulado de 3500 Km percorridos), e apesar da longa viagem, lá chegámos para treinar no sábado de manhã e deparámo-nos com uma pista desmotivante e sem o minímo de condições para realizar uma prova do nacional...como os transportes tinham filas intermináveis realizámos poucas descidas de treino e passámos mais tempo no paddock que na pista, pois nem para ver tinha interesse. apesar destes aspectos, em termos competitivos até não correu mal, e não fossem duas bicicletas partidas e o bruno a correr com duas bicicletas emprestadas e diferentes nas mangas, ainda podia ter sido melhor.

Resultado final:

- 4º lugar na categoria de Vet. A

- 4 pilotos no Top 40 ( +/- 300 pilotos)

END of History. nem fotos nos apeteceu tirar, mas elas estão no sítio habitual, bem como as cronometragens

Maxxis Internacional - Gouveia

 Pelo terceiro fim de semana seguido fomos a uma prova!  Desta vez Gouveia, Maxxis internacional, que contou com a presença não só de muitos pilotos nacionais, como tambem de alguns dos melhores pilotos do mundo.

Só fomos na sexta (a malta tem de trabalhar), nove pilotos, carrinha e reboque atulhados (não passa dos 110Km/h) Chegámos a Gouveia ás 3 da matina e fomos logo ver o ultimo salto, o que deu insónias a alguns, que não deixavam de pensar na altura (têem vertigens, lol).

No Sábado montámos a "barraca" mesmo em frente á do "show man" Cedric Gracia, (não foi de propósito!) e fomos ver o circuito a pedantes, o que levou quase toda a manhã, no entanto deu p'ra percebermos logo que estavamos noutra divisão. Os andamentos de alguns "meninos" eram brutais e era um regalo para os olhos ver aquela malta a descer, mas não podiamos só ficar a olhar e lá nos fizemos á pista.Cinco ou seis descidas no Sábado e estávamos todos rotos, mas sem problemas de maior. Já agora, as melhoras ao Renato, ao Cláudio e a todos os outros que sairam com lesões mais ou menos graves. Depois, jantar, ... e cama que amanhã é outro dia.

 No Domingo, só passavam 150 pilotos á segunda manga e da nossa equipa passaram 4. Azar para o César, que vinha a voar e depois resolveu "ir passear" aos tojos...

Na segunda manga, com o apoio incondicional dos colegas que não passaram à segunda manga (ainda me dóem os ouvidos dos berros...), lá conseguimos melhorar os tempos, excepto o Bruno, cuja montada "entregou a alma ao criador" e teve de vir o resto da manga a pé.

  A partir daqui foi só sofrimento, com mais 8 horas de viagem e a chegar a casa ás 3 da manhã ( Já agora, ninguèm nos arranja um mini-bus? Não? É que dava jeito! Nenhum patrocinador?!...

 

Resultado final:

- mais um grande treino de aprendizagem com os melhores

- terceiro lugar na categoria de seniores

P.S: -  O Benny ainda dorme com a medalha!!!!

- Viva a selecção ( è bonito ver as cores de Portugal no DH)

 

  fotos em:

  www.bikeaventura.com

-  classificações em:

 http://www.maxxiscup.com/

SÃO BRÁS DE ALPORTEL

Primeira prova oficial da época. em São Brás de Alportel fomos co-organizadores da primeira etapa da taça de portugal de Down Hill, o que gerou stress e responsabilidade acrescida. Apesar do cansaço de todos, conseguimos reunir toda a equipa e inscrevemos 13 atletas (10 da formação principal e 3 convidados), tendo concorrido em três categorias: Elites, Veteranos A e promoção.
Em termos organizativos, pensamos que foi espectacular, com muitos atletas (cerca de 340), muito público (mais do que esperavamos e muito mais do que é habito noutras provas), muitas opiniões favoráveis, enfim..., muitas coisas boas. Mas como queremos sempre melhorar,  tambem aprendemos muito, para de futuro ainda fazermos melhor....
Em termos desportivos não foi menos espectacular para a nossa equipa, apesar de algumas quedas (que ditaram a desistência de dois elementos da equipa no primeiro dia, por lesões, entretanto já recuperadas).
 

Resultado final:
- mais uma grande organização com o "dedo" do MCF, com excelentes criticas

- 4 pilotos no Top 30
-
3º e 4º lugares na categoria Vet A
- 12º, 21º, 23º, 27º na categoria Elite ( a mais competitiva)
- 8º e 17º lugares na cat. promoção
 

classificações em:    www.ttcronometragens.com

GÓIS

Fomos a Góis!  Foi naquela que é considerada a prova mais importante da pré época, que a equipa do MCF DH racing team fez a sua primeira deslocação do ano fora do reino dos algarves. Reboque (espectacular), atrelado na carrinha ( de nove lugares, emprestada pela Câmara Municipal de São Brás de Alportel) e depois da habitual confusão da primeira vez, lá conseguimos arrancar com 5 pilotos da formação principal e 3 pilotos convidados. Para alguns era a primeira vez que iam a uma prova de nível nacional!  'tão a ver que iam "de nenúfar em nenúfar". Foram dois dias de treino intensivo em que tivemos de nos habituar a condições bem diferentes das do nosso "quintal", mas que serviram para que todos evoluissem e no dia da prova 'tava tudo a adorar o circuito. Apesar das condições do tempo, ninguem se magoou e viemos embora com vontade de ficar ou voltar... Mas, não somos "pro´s" e ala, que nos esperavam 500Km de estrada e no outro dia era dia de trabalho... 

 

Resultado final:


- Um grande treino
- Vencedores da categoria de Veteranos A
- 6 pilotos no Top 50 (135 atletas)

Patrocinadores:

O Moto Clube Faro DH Team agradece a todos os patrocinadores o apoio recebido neste início de temporada.

Este é um projecto sempre inacabado, com vista á evolução, para que o BTT no Algarve evolua no bom caminho.

TOP